Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba: Vereadores discutem melhorias e aprovam projetos relevantes
por Redação 18/12/2023 às 14:21 Atualizado em 18/12/2023 às 14:22

Na noite de terça-feira, 12, a Câmara Municipal de Guabiruba foi local de mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas). Os trabalhos foram marcados por debates e propostas visando aprimorar diversos setores do município.

Um dos destaques da sessão foi à participação de Wagner Fischer Westarb (MDB), que reforçou suas indicações para implementação de medidas como a passagem de Caminhão Pipa e a organização de um plantão de fim de ano, além de solicitar a desobstrução das bocas de lobo e outras melhorias na infraestrutura. Westarb também abordou a construção do Abatedouro Municipal, porém foi questionado sobre outras prioridades há muito tempo cobradas pela comunidade, como a manutenção de calçadas, equipamentos das praças, hospital e outras necessidades. O vereador expressou críticas à administração local pela falta de respostas aos pedidos e requerimentos.

Jair Francisco Kohler (Progressistas) trouxe à tona sua presença no encerramento do Projeto de Caratê, elogiando o evento e agradecendo à direção. Além disso, fez menção à grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, ressaltando a rivalidade no campo e o clima festivo nas arquibancadas e nos arredores do estádio.

Joas Pollheim (MDB) concentrou-se em solicitar a remoção ou troca de lugar de uma boca de lobo próxima à Sociedade Lageadense, apontando-a como causadora de pequenos acidentes. Ele também voltou a abordar a responsabilidade da Guabiruba Saneamento após reparos, questionando a pavimentação, tema repleto de reclamações da comunidade. O vereador Alexandre Felipe Pereira contribuiu com informações sobre a responsabilidade nesse contexto.

Ronaldo Kohler (MDB) focou em solicitar melhorias urgentes na Rua Alfredo Fuckner, Lageado Baixo, e na base da Rua Vicente Krempell, bairro Aymoré, além de buscar melhorias na Rua Arthur Keller. Durante sua fala, Kohler apresentou imagens de sacos de lixo com resíduos de malhas depositados em vias públicas, criticando ações isoladas de membros da comunidade e enfatizando a existência de destinação correta para esses resíduos.

- Foi aprovado o Projeto de Resolução nº 7/2023 de autoria da Mesa Diretora, que “DISPÕE SOBRE BONIFICAÇÃO DE NATAL A SER CONCEDIDA AOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 37/2023, que "ALTERA A LEI 1.807, DE 18 DE AGOSTO DE 2022".

- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2023, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL SÃO PEDRO PARA A REALIZAÇÃO DA PEÇA TEATRAL "PAIXÃO E MORTE DE UM HOMEM LIVRE, 24ª EDIÇÃO"".

- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2023, que "AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A CEDER MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PESSOAL A OUTROS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OU ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 19 de dezembro do corrente.