Câmara Municipal realiza primeira sessão ordinária de 2024
Entre os destaques reforço de indicações e assuntos como trocas de secretários e também o retorno do ano letivo na Rede Pública Municipal.
por Redação 07/02/2024 às 15:26 Atualizado em 07/02/2024 às 15:41

Na noite de terça-feira, 06 de fevereiro, aconteceu a primeira sessão ordinária de 2024, na Câmara Municipal de Guabiruba, com os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) com a presença dos demais oito parlamentes.

Haliton Teodoro Kormann (MDB) assumiu como suplente na vaga da vereadora Maria Simone Fischer (MDB) que continua afastada para tratamento de saúde.

Entre os destaques reforço de indicações e assuntos com trocas de secretários e também o retorno do ano letivo na Rede Pública Municipal.

Ricardo José Schlindwein (Progressistas) comentou indicação com relação à reforma da ponte na Rua Frederico Pettermann, no bairro Guabiruba Sul. Via essa também que é uma das próximas a passar pela pavimentação em parceria. Então a pedido dos moradores daquela localidade, solicitou também a reforma da ponte de madeira que dá acesso também a algumas casas. 

O vereador também solicitou a passagem do Caminhão Pipa, na Rua Alberto Voss, devido ao aumento do fluxo de veículos. Ele também solicitou a passagem na Rua Jair Becker.

Informou também sobre a instalação de 10 pontos de ônibus pela cidade, que serão colocados nos próximos dias.  

O vereador também comentou sobre a participação na  solenidade dos 57 anos da Sindilojas na Sociedade Esportiva Bandeirante, onde também teve a oportunidade de prestigiar o amigo empresário Ivan Luiz Tridapalli, que fez a apresentação do "Case de Sucesso" do Supermercado Carol, celebrando seus 31 anos. O vereador parabenizou Vavá e afirmou que sua história e também do Supermercado Carol é motivo de orgulho para Guabiruba. 

Ronaldo Kohler (MDB) fez uma indicação verbal direcionada à Secretaria de Obras, para realização da limpeza da Rua Sibéria, bairro Aymoré. Segundo o vereador tem muito mato e areia ao longo e margens da via. 

Kohler falou sobre reunião com moradores da Rua Edmundo Boos para uma possível realização de uma parceria para pavimentação da rua e também calçadas. 

A manutenção dos parquinhos, citando o parquinho da Pomerânia, mas tem vários parquinhos que precisam de uma manutenção urgente. E finalizou a palavra livre discorrendo sobre a volta às aulas na Rede Pública Municipal. 

Vilmar Gums (MDB) também ressaltou a importância da manutenção dos parquinhos no município, segundo eles os equipamentos ficam expostos ao tempo, sol e chuva e a manutenção periódica é fundamental. 

O parlamentar também comentou sobre as mudanças na Fundação de Esportes e também na Secretaria de Educação, desejando bom trabalho aos gestores. 

Wagner  Westarb Fischer (MDB) reforçou suas indicações solicitando melhorias nas ruas LGB 003, bairro Lageado Baixo, Anna Wippel Fischer, Centro e manutenção das bocas de lobo próximas a Igreja Nossa Senhora Aparecida até a Rua Alberto Voss, bairro Guabiruba Sul. 

Wagner comentou sobre requerimento da bancada do MDB, solicitando o envio de respostas pelo Poder Executivo, para ter mais clareza nas coisas que estão sendo adquiridas pelo município, terrenos e outras ações, que na maioria das vezes são através de decretos. 

Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) também comentou sobre as mudanças na Secretaria de Educação e na Fundação Municipal de Esportes. Márcia que era do esporte, agora assumirá a Educação no lugar do professor Fred Nagel. Pereira agradeceu ao Fred pelo bom trabalho realizado e desejou sorte a nova gestora. 

Comentou sobre o retorno das atividades escolares no município que conta com mais de 4.500 alunos. Ele também aproveitou para falar sobre a polemica em torna da obrigatoriedade ou não da apresentação do comprovante de vacinação para realização das matrículas e também participação nas aulas. Ele afirmou que em Guabiruba não terá essa exigência e criticou duramente o Ministério da Saúde e também o Governo Federal. 

Cristiano Kormann (Progressistas) comentou sobre a alta demanda da Secretaria de Obras durante as férias coletivas e também início do ano de 2024. 

O vereador também comentou sobre o início do ano letivo e desejou um bom ano aos alunos e toda a comunidade escolar. 

Jair Francisco Kohler (Progressistas) discorreu sobre a revitalização de vias no bairro São Pedro, afirmou que os trabalhos estão sendo bem realizados e os investimentos já feitos ultrapassam R$ 2 milhões. 

Sobre o morro do Bela Vista assunto comentando na sessão o vereador disse entender que a comunidade está aguardando uma resposta. Afirmou que conversou com o prefeito e uma reunião com os moradores será agendada para os próximos dias. 

Halilton Teodoro Korman (MDB) apresentou imagens de vias próximas ao Clube Continental e também que estão sofrendo com alagamentos constantes, segundo ele essas vias e outras no município, apos 10 minutos de chuvas ficam completamente alagadas. 

Entre outros temas o parlamentar falou sobre a necessidade de respostas de requerimentos dos vereadores por parte do Poder Executivo, segundo ele a maioria dos recursos da cidade está sendo aplicados somente no mesmo lugar (parque) e obras prioritárias e manutenções importantes não estão acontecendo. 

Ordem do Dia

- Foi aprovado Requerimento nº 01/2024.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 13 de fevereiro do corrente.

Áudios
1
Ricardo 06 de fevereiro.mp3
2
Ronaldo 06 fevereiro.mp3
3
Mala 06 de fevereiro.mp3
4
Wagner 06 de fevereiro.mp3
5
Xande 06 de fevereiro.mp3
6
Sano 06 de fevereiro.mp3
7
Jair 06 de fevereiro.mp3
8
Haliton 06 de fevereiro.mp3
Continue lendo...