Câmara Municipal de Guabiruba realiza segunda sessão ordinária de fevereiro
Destaque para aprovação em regime de urgência especial do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo através da Fundação Cultural a conceder auxílio financeiro para organizações da Sociedade Civil.
por Redação 14/02/2024 às 06:56 Atualizado em 14/02/2024 às 06:57

Na noite de terça-feira, 13, ocorreu sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), com as presenças dos demais oito parlamentares.

O vereador Haliton Kormann (MDB) e demais colegas de bancada comentaram a tramitação na casa do Projeto de Emenda a Lei Orgânica que tem como objetivo obrigar o Poder Executivo a solicitar autorização do Poder Legislativo para desapropriação amigável ou não de bem imóvel no município de Guabiruba.

Também foi solicitadas explicações sobre a atual estrutura física da Policlínica e também dos investimentos que foram feitos até o momento no Parque Municipal.

Cristino Kormann (Progressistas) afirmou que iniciou o “ano eleitoral” e as ações e o comportamento dos vereadores e pessoas começam a mudar. “Acredito que essa legislatura foi um pouco diferente até o momento, pois, criticas foram feitas a administração, inclusive penso que a situação criticou muito mais do que a oposição. Mas, também elogiamos muitas ações realizadas” completou Kormann acreditando que os elogios foram maiores do que as criticas.

Ainda dentro do mesmo tema o vereador pediu cuidado aos parlamentares para não apresentarem informações duvidosas ou falsas. Cristiano inclusive comentou assunto apresentado pelo colega vereador Haliton Kormann na sessão anterior, que discorreu sobre relato de um pai que havia lhe procurado para criticar a Secretaria de Saúde, pois, uma criança teria que sair às 4 horas da manhã para uma consulta no período da tarde em Florianópolis. O vereador progressista apresentou documentos e mensagens contrariando essa afirmação do pai da criança e dos relatos críticos do vereador Haliton.

Haliton em aparte afirmou que essas foram às informações que recebeu do pai da criança, mas, que iria confrontá-lo novamente. Na sequencia ele solicitou desculpas a Secretária de Saúde.

Na oportunidade outros parlamentares utilizaram o espaço da palavra livre, entre eles o vereador Ronaldo Kohler (MDB) que mostrou imagens no sistema audiovisual da casa apresentando reivindicações de moradores.

Wagner Westarb (MDB) destacou suas indicações entre elas patrolamento da Rua Osvaldo Haroldo Fuckner, bairro Lageado Baixo. E solicitou pintura de uma faixa de pedestres logo após o trevo de acesso ao bairro Pomerânia.

- Foi aprovado Requerimento nº 02/2024.

- Foi aprovado Requerimento nº 03/2024.

- Foi aprovada Moção de Congratulações nº 01/2024.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2024 do Executivo, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE GUABIRUBA, A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA"

- Foi baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 1/2024 de autoria dos Vereadores HALITON TEODORO KORMANN, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, que "OBRIGA O PODER EXECUTIVO A SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO PARA DESAPROPRIAÇÃO AMIGÁVEL OU NÃO DE BEM IMÓVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 20 de fevereiro do corrente.