Câmara Municipal de Guabiruba debate questões variadas em sua primeira sessão ordinária de dezembro
Lucas Krempel, diretor da Defesa Civil de Guabiruba, teve a oportunidade de utilizar a tribuna da Casa Legislativa para abordar os trabalhos realizados e a estrutura atual do órgão.
por Redação 07/12/2023 às 10:48 Atualizado em 07/12/2023 às 10:49

Na noite de terça-feira, 05 de dezembro, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou sua primeira sessão ordinária do mês, reunindo os nove parlamentares que compõem a legislatura atual. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

Um dos destaques desta sessão foi à participação de Joas Pollheim, do MDB, que assumiu temporariamente na cadeira da vereadora Maria Simone Fischer, afastada para cuidar da saúde.

Lucas Krempel, diretor da Defesa Civil de Guabiruba, teve a oportunidade de utilizar a tribuna da Casa Legislativa para abordar os trabalhos realizados e a estrutura atual do órgão, oferecendo insights sobre suas atividades e projetos.

No momento dedicado à palavra livre, o vereador Alexandre Felipe Pereira, também do Progressistas, trouxe à discussão as recentes eleições para diretores das escolas Prof. Carlos Maffezzolli e João Boos. Pereira ressaltou que, embora o número necessário de participantes para validar o processo previsto pela Secretaria de Educação de Santa Catarina não tenha sido alcançado, fez um apelo para que os vitoriosos fossem reconhecidos.

Além disso, o parlamentar abordou a visita do ex-deputado e embaixador do Partido Novo, Deltan Dallagnol, em Brusque, e expressou gratidão ao deputado federal Gilson Marques pela alocação de recursos financeiros no valor de R$ 700 mil aproximados para o setor de saúde de Guabiruba.

Cristiano Kormann, outro membro dos Progressistas, destacou o desafio enfrentado para manter o número mínimo de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), devido à rotatividade desses profissionais. No entanto, informou a chegada de três novos médicos que ajudaram a atender às necessidades dos bairros.

Jair Francisco Kohler, também do Progressistas, parabenizou a organização do Desfile de Natal, enaltecendo a presença massiva de mais de sete mil pessoas. No entanto, destacou uma preocupação em relação aos preços praticados na Praça de Alimentação durante o evento, considerando-os "altos" e refletindo a opinião de parte da comunidade.

Joas Pollheim, do MDB, dirigiu sua fala para assuntos pertinentes à comunidade do bairro Lageado Baixo, destacando o excelente desempenho dos alunos das escolas locais nos Jogos Escolares. Além disso, abordou a carência de locais adequados para estacionamento nas Escolas Osvaldo Ludovico Fucknner e Cesário Régis durante os horários de entrada e saída dos alunos.

Ricardo José Schlindwein, do Progressistas, enfatizou o sucesso do Desfile do Natal Mágico, ressaltando suas atrações e a participação expressiva da população. Ele também elogiou a presença da Banda de Polícia Militar de Santa Catarina.

O vereador exibiu imagens no sistema audiovisual da Câmara que evidenciaram problemas de infraestrutura na cidade, incluindo questões relacionadas à Ponte José Schlindwein.

Por fim, o vereador Ronaldo Kohler, do MDB, manifestou sua frustração com o não atendimento, por parte do Poder Executivo, de diversas agendas feitas por ele em nome da comunidade. Kohler classificou como "absurdo" o fato de algumas dessas indicações, feitas desde 2021, ainda não foram realizadas.

A sessão, marcada por uma variedade de temas relevantes para a comunidade de Guabiruba, demonstrou a diversidade de preocupações e demandas dos vereadores, reforçando a importância do debate e da busca por soluções que atendam aos interesses coletivos do município.

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2023, que "AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A CEDER MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PESSOAL A OUTROS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA OU ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2023, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL SÃO PEDRO PARA A REALIZAÇÃO DA PEÇA TEATRAL "PAIXÃO E MORTE DE UM HOMEM LIVRE, 24ª EDIÇÃO"".

- Em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 29/2023, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2024".

- Também em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2023, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO RECEBER EM DOAÇÃO ÁREA DE TERRAS DE PROPRIEDADE DE VINOLDO SCHARF E MIRTES SCHARF, SITUADA NESTE MUNICÍPIO".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamentos o Projeto de Lei Ordinária nº 37/2023 do Executivo, que "ALTERA A LEI 1.807, DE 18 DE AGOSTO DE 2022".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 12 de dezembro.

Xande 05 de dezembro.mp3
Sano 05 de dezembro.mp3