Câmara Municipal de Guabiruba aprova projetos e debate demandas locais na sessão ordinária de terça-feira
O encontro parlamentar destacou pautas relevantes e propostas dos vereadores, além da aprovação de projetos.
por Redação 27/11/2023 às 16:05 Atualizado em 27/11/2023 às 16:10

Na noite da última terça-feira, dia 21, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve em atividade na sua rotina de sessões ordinárias, presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas). O encontro parlamentar destacou pautas relevantes e propostas dos vereadores, além da aprovação de projetos importantes.

Durante o espaço destinado à palavra livre, os legisladores enfatizaram questões cruciais e reforçaram suas indicações para a melhoria da cidade. O vereador Alexandre Felipe Pereira  (Progressistas), discorreu sobre o sucesso da parceria na pavimentação de vias e manifestou interesse em estabelecer outra colaboração. Ele comunicou o envio de um oficial para a Guabiruba Saneamento, propondo um modelo em que a comunidade adquira os materiais necessários, enquanto a empresa fornece mão de obra para a extensão de redes.

Eduarda Schweigert (MDB) reiterou sua indicação para intensificar a prevenção e combate aos maus tratos animais, além de uma campanha de castração. O parlamentar também exigiu a ampliação de uma sala na Unidade Básica de Saúde do bairro Imigrante, argumentando que o espaço atual comporta apenas sete pessoas, enquanto os encontros costumam reunir mais de 25.

Ricardo José Schlindwein (Progressistas) falou sobre o centenário de Ângela Keller parabenizando a senhora pela passagem do seu aniversário, afirmando que ela é exemplo de vitalidade.

A Moção de Pesar em homenagem à família do Sr. Egon Klefenz, cidadão honorário de Guabiruba, ressaltando sua relevância na relação entre a cidade catarinense e uma cidade na Alemanha, também foi assunto destacando por Schlindwein, que não deixou de lembrar-se da recepção da comitiva guabirubense na Alemanha.

Ronaldo Kohler (MDB), reforçou suas indicações, exigindo reparos na iluminação pública, melhorias na pavimentação de ruas e limpeza das bocas de lobo. Ele solicita a substituição dos tubos por outros de maior diâmetro em uma via para facilitar o escoamento das águas pluviais, bem como melhorias na rua Reinaldo Batschauer para corrigir problemas de escoamento de água pluvial e esgoto.

Além das discussões, a sessão teve uma pauta de projetos aprovados:

O Projeto de Lei Ordinária nº 34/2023, do Executivo, foi aprovado em regime de urgência especial, alterando uma lei municipal anterior.

O Projeto de Lei Ordinária nº 35/2023, também do Executivo, que trata da abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município, foi aprovado em regime de urgência.

O Projeto de Lei Ordinária nº 28/2023 foi aprovado e promove alterações na estrutura organizacional do município.

O Projeto de Lei Ordinária nº 33/2023, que trata da concessão de direito real de uso, foi aprovado.

Além disso, foram aprovados o requisito nº 27/2023, a Moção de Pesar nº 21/2023 e a Moção de Parabéns nº 22/2023.

Após a conclusão dos trabalhos, a sessão foi encerrada, convocando na próxima para o dia 28 de novembro, conforme agendado.

A Câmara Municipal de Guabiruba segue seu compromisso com o debate público e ações externas para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

Xande 21 de novembro.mp3
Duda 21 de novembro.mp3