Sessão ordinária ficou marcada por homenagens as mulheres e divulgação da 10ª Festa Italiana
Membros que compõe a Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG) participaram da sessão para divulgar e convidar a comunidade para a 10ª Festa Italiana.
por Redação 08/03/2023 às 06:25 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na noite de terça-feira, 07 de março, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos para a realização da primeira sessão ordinária do mês. Na oportunidade os trabalhos foram presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), contando com as presenças e participações dos demais oito parlamentares que compõe a atual legislatura. 

Membros que compõe a Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG) participaram da sessão para divulgar e convidar a comunidade para a 10ª Festa Italiana, que acontecerá nos dias 11 e 12, no Oratório Santo Antônio, Lageado Alto. 

A sessão também ficou marcada pelas homenagens as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, os parlamentares deixaram suas mensagens no momento da palavra livre.

Os principais temas apresentados pelos parlamentares foram solicitação para melhoria de infraestrutura, alagamentos em vias públicas e problemas no agendamento de consultas e procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O vereador Ronaldo Kohler (MDB) discorreu sobre as faltas em consultas e atendimentos na UBS do bairro Aymoré. Em aparte a vereadora Maria Simone Fischer (MDB) destacou a existência do “faltometro” que contabiliza essas faltas que segundo ela trazem prejuízos para o sistema de atendimento. 

Cristiano Kormann (Progressistas) também alertou sobre o excesso de faltas de pacientes na UBS do bairro São Pedro. Ele apresentou imagens com os números e classificou como irresponsável a atitude dos ausentes, já que médicos e dentistas ficam a espera e são impossibilitados de atenderem outras pessoas. 

O vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) falou sobre os recursos da COSIP. A cobrança da Cosip é realizada mensalmente na conta de energia elétrica dos consumidores. O tributo tem o objetivo de custear o serviço de iluminação pública, em ruas e avenidas, além de bens públicos, manutenção e melhoramento da rede pública do município. O parlamentar sugeriu a troca de lâmpadas de sódio para lâmpadas de led, para uma melhor iluminação das vias, gerando uma maior economia e trazendo mais segurança com uma iluminação mais potente. 

ORDEM DO DIA

  Foi aprovado o requerimento n. º 4/2023 dos vereadores ALEXANDRE FELIPE PEREIRA, CRISTIANO KORMANN, JAIR FRANCISCO KOHLER, RICARDO JOSÉ SCHLINDWEIN e WALDEMIRO DALBOSCO, os vereadores requerem ao Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio do setor competente, para que forneça os dados relativos ao valor da arrecadação, as despesas e a origem dos gastos com a Cosip pelo município durante o exercício financeiro de 2022.

Também foi aprovado o requerimento n.º 5/2023 dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, os vereadores requerem ao Chefe do Poder Executivo Municipal por meio do órgão competente, para que se digne informar maiores detalhes sobre as medidas de segurança adotadas, principalmente nas cachoeiras do Parque Municipal Érico Vicentini, visando garantir a segurança dos visitantes e demais pessoas que frequentam o lugar.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2023 do Executivo, que "CRIA O INCENTIVO FINANCEIRO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (IAFAR), PROVENIENTE DE RECURSOS FINANCEIROS DE CUSTEIO DO EIXOESTRUTURA DO PROGRAMA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (QUALIFAR–SUS), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para a próxima terça-feira, 14 de março de 2023. 

 

Galeria de fotos
Áudios
1
Ronaldo 07 de março. 15.mp3
2
Wagner 07 de março.mp3
3
Xande 07 de março.mp3
4
Sano 07 de março.mp3
5
Jair 07 de março.mp3
6
Simone 07 de março.mp3
7
Ricardo 07 de março.mp3
8
Amilton Festa. 8.mp3
Continue lendo...