imprensa

13/12/2017

​Resumo da sessão ordinária de 12 de dezembro de 2017

Destaque

Na noite de terça-feira, 12 de dezembro, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. Os trabalhos foram presídios pelo vereador Cristiano Kormann (Progressista), sendo que o destaque do encontro foram os debates em torno do Projeto de Lei n.º 041/2017, que institui os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, no município.

No espaço das lideranças o vereador Paulo Ricardo Gums (Progressista) convidou os simpatizantes e filiados para encontro do partido que acontecerá na próxima segunda-feira (18), na Chácara da Família Zirke.

O encontro também contou com a presença de Sidnei Decker, professor da Associação de Karatê de Guabiruba, que avaliou o ano de competições.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) solicitou o envio de ofício para a Secretaria de Educação, manifestando o seu repúdio com a insensatez de uma condutora de um ônibus escolar do município, ela foi flagrada pelo vereador em alta velocidade no momento do transporte de alunos.

O parlamentar tucano também agradeceu a resolução do problema no sistema de TV local em Guabiruba, conforme solicitação na sessão anterior.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) discorreu sobre a importância de uma política de esportes para o município, citando a tramitação na casa do projeto de lei que trata dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.

O diagnóstico do Plano Municipal de Educação discutidos em audiência pública também foi assunto tratado, ressaltando a importância de conhecer passo a passo a educação pública municipal.

O petista também lembrou os recursos federais que foram aplicados no passado recente em Guabiruba, em contrapartida também lamentou os recursos prometidos e que foram cortados pela atual gestão federal do presidente Michel Temer.

O vereador Haliton Kormann (PMDB) apresentou reclamação da comunidade com relação à demora no atendimento no Banco Bradesco. Segundo o parlamentar ele estava na agência e foi cobrado pelos munícipes, que informaram que apenas um caixa funciona durante todo o dia.

O vereador também levantou questionamentos sobre Projeto de Lei n.º 041/2017, que institui os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, no município.

Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) solicitou a passagem do caminhão pipa na Rua Bernardo Vogel, bairro Lageado Baixa, segundo o parlamentar esse pedido já foi feito, mas ainda não foi resolvido.

Outro assunto pendente por parte da administração e a instalação das placas indicativas no bairro Guabiruba Sul.

Por fim, o democrata teceu elogios aos professores e atletas da Associação de Karatê de Guabiruba, pelos bons resultados de 2017.

O vereador líder da bancada de oposição Jaime Luiz Nuss (PMDB) solicitou a instalação de um redutor de velocidade (travessia elevada) na Rua Carlos Boos, Aymoré. Da mesma forma reforçou o pedido do colega vereadores Haliton Kormann, sobre as melhorias necessárias no passeio público da Rua José Fischer.

Sobre o Projeto de Lei n.º 041/2017, que institui os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, o vereador sugeriu que todas as decisões sobre a forma e os valores que serão repassados futuramente para os atletas e técnicos passem pela Câmara Municipal, impedindo assim que o prefeito decida tudo via decreto.

ORDEM DO DIA

- Aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 043/2017, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 040/2017, que "ALTERA A LEI N. 1.487, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017".

- Deliberação sobre o Parecer Conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento e Emendas do Senhor Vereador Jaime Luiz Nuss referente ao Projeto de Lei nº 041/2017, que "INSTITUI OS PROGRAMAS BOLSA-ATLETA MUNICIPAL E BOLSA-TÉCNICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". (O projeto foi retirado de pauta e encaminhado novamente para as suas respectivas comissões).

- Aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 007/2017, que "CONCEDE GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO E DÁ AS PROVIDÊNCIAS QUE ESPECIFÍCA".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 19 de dezembro do corrente, no horário regimental de 19 horas.

Áudios